Aparência selvagem

  Pelagem sedosa e brilhante      Quase não solta pelo      Hipoalergênico

O Bengal é um gato de porte médio, elegante e robusto. A sua aparência selvagem é reforçada pela sua distinta pelagem espessa e glamorosa que pode ser malhada ou marmoreada. Não há nenhuma outra raça felina que exiba o efeito dourado ou pérola (brilho) encontrado em alguns Bengals.

A pelagem curta e brilhante do Bengal não exige um cuidado excessivo. Na verdade, o gato da raça Bengal quase não solta pelos e produz uma pequena quantidade da proteína que mais causa alergia em humanos. Por isso, o gato Bengal é considerado um gato hipoalergênico. Além disso, a raça gosta de água, então não haverá tanta dificuldade na hora de dar banho . 

Média de altura: 30 a 40 cm  / Peso: 3 a 9 Kg / Expectativa de vida: 12 a 14 anos

Personalidade amistosa

Ativos e inteligentes    Fáceis de educar    Brincalhões e adoram água

Os Bengals têm uma disposição carinhosa, são brincalhões e extremamente enérgicos, dada a sua herança selvagem. Estes felinos são inteligentes e bons observadores, e estão sempre à procura de algo para brincar. São ágeis, gostam de escalar e exprimem-se com uma voz distinta. Os gatos Bengal são uma raça muito sonora e têm um vocabulário amplo que pode ocasionalmente ser bastante estridente, especialmente em situações desconhecidas. Precisam de companhia durante o dia para evitar o tédio, assim como de oportunidades para trepar e para simular a caça.

 Embora refiram que esta raça de gatos, não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças ou outros animais, nunca senti isso. Os meus gatos brincam com os meus outros animais e convivem com as crianças.     

Alimentação exigente

Equilíbrio nutricional    Podem comer alimentos cru    

Como o gato Bengal tem certa tendência a desenvolver algumas doenças, é importante que a alimentação seja bem equilibrada para garantir saúde e imunidade. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. 

Eu e muitos donos optamos por adicionar alimentos crus à dieta dos gatos de Bengal, já que as comidas industriais, como a ração, às vezes podem afetar o bom funcionamento do seu intestino. Se optar pela comida crua, é fundamental que se familiarize com as suas particularidades e condições. Particularmente, tenho o cuidado de congelar sempre a carne crua para que as bactérias sejam mortas.